Vila Sônia está situada na zona sudoeste da capital paulistana.
Tudo começou com a Fazenda Morumbi no século XIX. Era uma fazenda de chá preto comandada pelo Regente Feijó, o primeiro senhor de engenho que, inclusive foi responsável pela construção da Casa da Fazenda.
No início do século XX, a fazenda Morumbi foi loteada em direção aos Jardins e, após este período, o lado sudoeste, que é a região da Vila Sônia, foi loteado. Os proprietários desta região, nesta época, era o médico Antonio Bueno e Joaquim Manuel da Fonseca, cujo nome Vila Sônia é em homenagem a uma das filhas de Antonio Bueno.
A Vila Sônia nasceu com a aprovação de seus arruamento e loteamento, no que ocorreu em 28 de outubro de 1948, época em que surgiram as primeiras edificações e em que o bairro passou a ter vida própria.
Ainda nos anos 1960 o bairro iniciou sua trajetória desenvolvimentista. A proximidade com o nobre Morumbi trouxe mais habitantes em um incipiente comércio. Ainda assim os moradores tinham dificuldades de locomoção. Para chegar ao centro era uma aventura de horas e horas. O melhor era fazer compras em Pinheiros.
Principais Avenidas E Estações Do Metrô
Av. Professor Francisco Morato
Campo Limpo e Taboão - Liga - Av. Professor Francisco Morato – Liga – Av. Rebouças – Pinheiros – Jardins - Centro
Linha IV Amarela Do Metrô
Estação Vila Sônia (Fase Final De Obra) - Linha IV Amarela Do Metrô
Estação São Paulo Morumbi (Operando) - Linha IV Amarela Do Metrô
Av. Elizeu De Almeida
Taboão Da Serra - Liga - Av. Elizeu De Almeida – Liga – Av. Vital Brasil – Raposo Tavares – Butantã
Mobilidade
Vizinho de distritos como Morumbi e Butantã, a Vila Sônia está cercada de vias importantes que facilitam o deslocamento para outras partes da cidade e até para municípios vizinhos, como as avenidas Giovanni Gronchi, Jorge João Saad, Eliseu de Almeida, Professor Francisco Morato e as Rodovias Raposo Tavares e Regis Bittencourt, que são caminhos importantes para cidades do sul do Estado e do País.
Na parte de transportes, a área, que já conta com diversas opções de linhas de ônibus, inclusive intermunicipais, passará a ser atendida pela rede de metrôs da cidade de São Paulo. Atualmente, está em fase final de construção a estação que levará o nome do bairro (Vila Sônia) e fará parte da linha 4-Amarela do metrô. Ela deverá ser o ponto final da linha, somando-se às outras dez da ligação. O objetivo do governo é que a estação seja entregue no 1º Semestre de 2021.
Educação
A região acomoda diversas opções de ensino, como a Escola Recriar, a Escola da Vila Morumbi, o Colégio Souza e Almeida, a Escola Estadual Professor Adolfo Tripoli e Universidade Cruzeiro Do Sul, Universidade Albert Instain, fácil acesso a USP, FMU
Saúde Local
A área abriga a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Sônia, Hospital Next Butantã e o MedServ Centro de Nefrologia e Diálise.
Comércio e Shopping Local
Na Hora De Ir As Compras, Sabores Gastronomicos Ou Até Serviços; O Distrito Da Vila Sônia Supera Até Mesmo Os Bairros De Classe Média E Alta Em Opções Na Capital De São Paulo, tem as opções de comércios local e shopping centers: Butantã Shopping, Shopping Raposo e Shopping Eldorado. Ambos possuem lojas para todos os perfis, praças de alimentação e supermercado, Carrefour, Sans Club.
Bairros principais no entorno da Vila Sônia Vila Sônia (central); Morumbi, Ferreira, Jd Alvorada, Jd Celeste, Guedala, Jd Jussara, Jd Leila, Jd Leonor, Jd Londrinha, Jd Monte Kemel, Jd Peri-Peri, Jd Taboão, Jd Trussardi, Lar São Paulo, Vila Albano, Vila Inah, Vila Morse, Vila Pires, Vila Suzano, Vila Olga e outros.