More Bem, Viva Melhor
***** live *****
SFH (Sistema Financeiro de Habitação):
Criado pelo governo federal em 1964, o SFH tem como objetivo facilitar o acesso da população ao financiamento imobiliário.
Abrange construção, compra ou reforma de imóveis.
Inicialmente voltado para a população de baixa renda, atualmente contempla diferentes grupos de pessoas, independentemente da remuneração mensal.
Por que a taxa de juros é mais barata?
O SFH utiliza recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que é composto pelos saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da caderneta de poupança.
SFI
O Sistema Financeiro Imobiliário engloba todos os financiamentos que não estão no SFH. Ou seja, para saber se o imóvel em questão está enquadrado no SFI, é só prestar atenção nas exigências do SFH.
Diferenças importante a contextualizar entre SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Ambos são sistemas de financiamento imobiliário no Brasil, mas têm características distintas:
SFI (Sistema Financeiro Imobiliário):
Diferentemente do SFH, o SFI não possui regulamentação específica.
As definições no SFI são feitas pelos próprios bancos e instituições financeiras, que têm autonomia de negociação.
Os recursos do SFI não são provenientes do SBPE e FGTS, o que torna esse sistema mais flexível.
É uma opção para quem busca maior liberdade de negociação no financiamento imobiliário.
Em resumo, enquanto o SFH é regulamentado pelo governo e utiliza recursos específicos, o SFI permite maior autonomia de negociação entre clientes e instituições financeiras. A escolha entre eles depende das necessidades e perfil de cada comprador de imóvel.
Em resumo:: A taxa de juros no SFH costuma ser mais baixa devido à origem desses recursos citado acima (poupança e FGTS) no SFI permite maior autonomia de negociação entre clientes e instituições financeiras.
Qual é o melhor para você?
S o imóvel que você deseja comprar se enquadra na modalidade SFH, as taxas reguladas (e baixas) e a possibilidade de usar o FGTS tornam o financiamento mais atrativo e menos oneroso.
Caso o imóvel não atenda aos requisitos do SFH, faça uma nova pesquisa de mercado com as exigências em mente e dê atenção às oportunidades de financiamento mais baratas e escale aquela que melhor atenda o seu perfil. É possível encontrar bons imóveis e comprar sua casa sem comprometer grande parte da renda.